ARTIGOS_SITE_OUTUBRO_2000x600_0004_halloween

Halloween

icon

Atividades para os mais pequenos (e não só)

O dia 31 de outubro é aguardado por muitos, quer seja pelos disfarces, pelos filmes ou pela mística em torno desta ocasião. 

A noite de Halloween é a mais assustadora do ano, mas nem tudo tem de ser um filme de terror!
O Espaço Guimarães, dá-lhe algumas ideias de programas para fazer com os mais pequenos, sem que tremam de medo.

Desde um dia na cozinha ao Trick or Treat, estas são as nossas sugestões. Prepare já o seu disfarce e ponha mãos à obra. Há muito que fazer. 

O Espaço Guimarães deseja que se divirta nesta noite de arrepiar! Atreve-se a experimentar?


Por casa
Para se divertir não precisa de sair do conforto de sua casa. Para começar a entrar no espírito, não há melhor forma que estar rodeado de elementos que nos façam lembrar o Dia das Bruxas. Pode adornar a sua casa com pequenas decorações de Halloween. Apenas precisa de cartolinas de várias cores, tesouras e fio transparente. Agora é só criar os enfeites! Podem ser em forma de fantasmas, abóboras, bruxas, ou qualquer outra criatura mágica. Basta imprimir uma imagem, recortar essa forma as vezes que quiser, e adicionar os detalhes das formas que escolheu.
E porque não aprender a brincar? Se os pequeninos já tiverem bases de inglês, pode ensinar-lhes os nomes de personagens alusivas ao Halloween nesta língua. Se estiverem agora a aprender os números e as letras, pode recortar estas formas e colocar elementos relativos a este dia tão especial, de modo a perceberem o significado das letras e dos números de forma divertida. No caso de serem mais velhos, os esqueletos, que são tão comuns nesta época vão ser os seus melhores amigos. As crianças podem aprender os ossos que fazem parte do corpo humano!
Se as crianças se sentirem corajosas, há sempre filmes de terror “light”, como O Estranho Mundo de Jack ou ParaNorman.


Na rua
Não há dia de Halloween que se preze sem a típica saída de Doçura ou Travessura. Para tal, só precisam de se vestir a rigor, com o seu disfarce preferido, e tocar às campainhas. Dado que ainda vivemos numa situação pandémica, é a perfeita altura para usar máscara e pregue este susto apenas aos seus amigos. Vai ser bastante divertido!


Na cozinha
Para os amantes de culinária e para os gulosos, que tal fazer bolachas em forma abóboras? Só demoram 50 minutos. Pronto para meter as mãos na massa? Aqui tem uma sugestão de receita para estas divertidas bolachas, que vão encantar os mais pequenos. 

Os ingredientes necessários são:
  • 700 g de farinha de trigo
  • 160 g de açúcar
  • 300 g de manteiga
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • Fondant laranja, preto e verde (para decorar)

Como preparar as temíveis bolachas:
  • Para obter a massa, basta bater a manteiga com o açúcar até ficar cremosa, adicionar os ovos e a essência de baunilha e voltar a bater. De seguida, acrescentar a farinha aos poucos e misturar muito bem com as mãos. Os miúdos vão adorar!
  • Com a ajuda de um rolo, estenda a massa, corte biscoitos redondos e coloque no forno pré-aquecido a 180 °C durante 10-15 minutos. Assim que os biscoitos estiverem prontos, retire-os do forno e deixe arrefecer.
  • Enquanto está à espera, pode abrir o fondant laranja, também com a ajuda de um rolo, até ficar bem fininho.
  • Está na hora de cortar círculos do fondant laranja com o mesmo tamanho dos biscoitos. Pode optar entre utilizar o mesmo molde que usou para cortar a massa dos biscoitos, ou sobrepor o fondant sobre os biscoitos e cortar em redor.
  • O fondant laranja, será a base das famosas abóboras, claro. Para fixar ao biscoito, simplesmente deve humedecer o fondant com algumas gotas de água, colocar sobre o biscoito e pressionar com os dedos.
  • Para dar um ar mais real às abóboras, precisa de desenhar linhas curvas, em todo o cumprimento da bolacha. Pode utilizar uma faca ou um cortador de pizza, como preferir.
  • O fondant preto será a boca e os olhos das abóboras. Deve estender o fondant preto e, com o mesmo utensílio utilizado no passo anterior, cortar dois triângulos pequenos para os olhos e uma tira para a boca. 
  • Algumas gotas de água são o suficiente para, colar os olhos e a boca nos biscoitos. Se quiser, com fondant verde, pode ainda modelar um rolinho que simula a folha da abóbora. 

Para fazer outras figuras, como fantasmas, morcegos, esqueletos ou aranhas, basta mudar a cor do fondant!