No Carnaval podemos ser quem quisermos. De Reis, a Astronautas, de Sereias a Caçadores de Tesouros, de animais a comidas, o que conta é a imaginação! Mesmo em casa, não deixe de celebrar este dia de cor, diversão e alegria. Prepare a sua melhor máscara com materiais que tem por casa.
Sem ideias? O Espaço Guimarães partilha 4 sugestões criativas para miúdos e graúdos brincarem ao Carnaval.
Para criança: 1 chapéu de abas largas – pode ser um velho ou de plástico, de lojas de festas
Para adultos: 1 chapéu de chuva
Restos de poliéster
Spray cinzento
Cola spray
Pistola de cola quente
Fio azul
1 folha de feltro
Passo a passo:
1. Passe a cola spray por todo o chapéu e adicione pequenas porções de poliéster. Continue a adicionar até que fique completamente coberto e pareça uma nuvem fofinha.
2. Passe um pouco de spray cinzento para parecer que a nuvem está carregada de água.
3. Dobre a folha de feltro para que possa cortar duas camadas ao mesmo tempo. Corte em formato de gotas de água até a folha acabar.
4. Corte vários pedaços de fio azul em comprimentos variados, entre 6cm a 25cm. Use a pistola de cola quente e cole as gotas no final de cada fio – para cada fio use duas gotas, o fio preso no meio.
5. Cole a ponta que não tem as gotas, no topo do chapéu. Coloque a maioria das gotas fora do seu campo de visão, nas laterais e costas. E está feito!
6. Complete o visual com uma camisola e calças pretas, e umas botas de borracha.
2. Vista a camisola e as calças brancas na pessoa que se vai mascarar e comece a colocar os balões, com a ajuda de alfinetes de dama – estes prendem à ponta do nó dos balões e à roupa. Vá adicionando intercalando os diferentes tamanhos com as diferentes cores, até parecer um banho de espuma. Faça o mesmo com a bandolete branca.
3. Com a cola para borracha, adicione o patinho a um balão.
1. Corte a cartolina no formato de oito. Faça dois buracos interiores extra largos, para os olhos. Faça dois furos pequenos em casa ponta e ate o elástico. Voilá! Uma máscara.
2. Pegue no saco cru e pinte um cifrão.
3. Vista a roupa e coloque os acessórios. O ladrão está pronto!
Cartolinas nas cores: castanho, rosa, branco, preto e cor de laranja
Cola de vinil
Tesoura
Agulha
Linha de algodão
Marcador preto
Passo a passo Zebra:
1. Corte um retângulo de 9x7cm de cartolina preta. Faça vários cortes no retângulo a cerca de 0,4cm de distância uns dos outros. Deixe cerca de 2 cm sem corte, no fundo.
2. Com a cola vinil, cole o triângulo preto na posição central da parte de trás do prato, para criar a crina da Zebra.
3. Com o marcador preto, desenhe três riscas em cada lateral do prato para simular as riscas do animal.
4. Na cartolina branca, corte duas formas de orelhas, com cerca de 6cm de altura e duas formas semelhantes, mas menores de 4cm, na cartolina rosa. Cole as formas rosas nas brancas e cole as orelhas na parte de trás do prato.
5. Corte um círculo de 5,5cm de diâmetro na cartolina preta. Cole o círculo no centro do prato, na extremidade inferior, para fazer o focinho. Corte duas pequenas formas ovais alongadas de cartolina rosa e cole-as no topo do focinho, para simular as narinas. Corte dois círculos entre as riscas pintadas e o focinho, para fazer os olhos. Está pronto!
Passo a passo Panda:
1. Com o marcador preto, pinte o formato das manchas típicas de panda em redor dor olhos.
2. Corte dois círculos de cartolina preta medindo 7,5cm de diâmetro e cole-os na parte de trás do prato para criar as orelhas redondas do panda.
3. Ainda da cartolina preta, corte um triângulo com bordas arredondadas com cerca de 4,5cm de largura, para criar o nariz o panda. Feita!
Passo a passo Pinguim:
1. Com o marcador preto, desenhe a forma de um meio coração a cerca de 4cm do limite do prato. Pinte a parte de fora da forma com o pincel e a tinta acrílica preta.
2. Da cartolina cor de laranja, corte um triângulo com cerca de 7cm de comprimentos, com a parte superior arredondada e mais curta no centro. Cole esta forma no centro do prato, na parte inferior, para criar o bico do Pinguim.
3. Corte um retângulo de 2,5cm x 7cm de cartolina preta. Faça cortes verticais na superfície, com cerca de 0,4cm de distância entre si, sem cortar totalmente o comprimento, mas deixando cerca de 2cm do final. Cole este tufo na parte de trás do prato e a máscara está pronta.