EG_artigo_exposio-nicolinas

Exposição Nicolinas

icon

Honrar a nossa tradição é uma paixão 🥁

As Festas Nicolinas em Guimarães são celebrações acadêmicas tradicionais marcadas pelos usos e os costumes populares da região, com destaque para a participação dos estudantes e o som dos tambores. Essas festas são marcadas pela tradição, influência do Classicismo e do Romantismo, e crítica social, proporcionando diversão e celebração.

Englobam vários números que constituem a sua matriz: as Novenas, as Ceias, o Pinheiro, as Posses, o Magusto, as Roubalheiras, o Pregão, as Maçãzinhas e as Danças.
Visite a exposição Nicolinas no #espacoguimaraes, conheça de perto os objetos das festas e o simbolismo de cada.

16 NOV – 07 DEZ

E pode ainda dar o seu contributo à Casa da Criança de Guimarães, que será entregue à associação durante as Novenas, porque Natal também é isto #ActForGood!

Conheça mais sobre as festas Nicolinas:

PINHEIRO
29 NOV
É realizado um cortejo, onde o maior pinheiro da cidade é transportado num carros de
Bois, ao som de bombos e caixas. No final, será erguido e anuncia o início das festas.
 
NOVENAS

01 – 07 DEZ
Em homenagem à Nossa Senhora Da conceição, os estudantes tocam caixas e bombos e convocam a participação de todos. No final da missa são recolhidos bens alimentares em que os mesmos são doados à casa do pobre de Guimarães.

POSSES
04 DEZ
São coletadas pelos Nicolinos em várias casas da cidade, onde quem dá a posse, recita textos dedicados à comissão. Estas ofertas alimentam o magusto subsequente compartilhado com a comunidade.
 
PREGÃO
05 DEZ
Há a declamação de um texto satírico-retórico, em verso, recitado pelo pregoeiro em vários pontos da cidade. Uma sátira sobre os símbolos locais e nacionais, referências clássicas, elogios às donzelas e uma crítica social contundente.
 
MAÇÃZINHAS
06 DEZ
O número mais importante das festas, consiste num desfile de carros alegóricos em que são colocadas maçãs na ponta de uma lança enfeitada de fitas, sendo estas oferecidas às donzelas nas sacadas, que, por sua vez, retribuem com pequenas ofertas.
 
BAILE
06 DEZ
É o número de encerramento das festas nicolinas. Consiste num baile de gala para o qual os estudantes se vestem “a rigor”, sempre acompanhados pela sua donzela.