EG_artigo_Nico-Natal

Vamos ajudar o Nico!

icon

Chegou o Natal, um momento de felicidade e celebração para todos... ou bem, para quase todos.

Nestas datas importantes, no Espaço Guimarães propusemo-nos a dar um passo além e isso é fazer com que a felicidade chegue a todos, incluindo o Nico. Você conhece-o?
Nico é o novo vizinho de Guimarães. Ele chegou este ano fugido da Lapônia, na Finlândia, da mesma cidade que o Pai Natal.

Na cidade do Nico, as temperaturas médias anuais aumentaram até 2,5ºC desde 1970 e se a evolução das emissões globais de gases com efeito de estufa não mudar, as temperaturas nesta região em meados do século poderão situar-se entre 2 e 3,2ºC a mais do que hoje. Estes números representam um desastre para as aldeias dos amigos e familiares do Nico, que estão a ficar sem neve.

Por isso, para ajudar o Nico e a sua família, este ano no Espaço Guimarães decidimos tornar o Natal sustentável. E queremos contar com todos vocês. Podem-nos ajudar? Todos nós podemos fazer a nossa parte.

Propomos um jogo para aprender como conseguir um Natal sustentável. Joga connosco? Para chegar ao Nico devemos passar por várias etapas:
1. A primeira é a casa do Pai Natal, aqui podes conversar e tirar fotografias com ele ou com os seus ajudantes.
2. Na próxima etapa tens de encontrar a árvore de Natal. Árvores naturais que voltarão a encher a floresta quando terminar o período de Natal. Entretanto, queremos decorar este pinheiro com todos os teus desejos. Para isso, encorajamos-te a escrever e pendurar as tuas  melhores resoluções em um cartão decorativo que encontrarás em cima da mesa de madeira. Como já vos dissemos, queremos que seja um Natal sustentável, por isso todos os materiais que utilizamos este ano serão reaproveitados e reciclados.
3. O terceiro ponto do mapa é a Feira de Natal. Aqui, neste espaço, poderás desfrutar de 5 jogos tradicionais: Bowling; Pescaria; Arco e flecha; Arremesso de Anel; Jogo do Galo.
Vamos a isso?

4. Finalmente, no último ponto do percurso, a Aldeia Natal, poderás conhecer o Nico. O nosso querido protagonista. Ao chegar ao final do passeio, podes tirar uma fotografia com nosso novo vizinho para que ele sinta a mesma felicidade que nós neste momento especial.

Para que toda esta viagem ajude o Nico e a sua família a recuperarem a felicidade, propusemos que todos os fornecedores sejam locais, evitando assim a emissão de gases com efeito de estufa através de viagens desnecessárias. Além disso, 80% dos materiais e decorações utilizados serão reaproveitados e reciclados. durante a montagem e desmontagem do evento, para dar uma segunda vida aos materiais. 

Klépierre, proprietária do Espaço Guimarães, foi o primeiro investidor e gestor de centros comerciais a integrar a sustentabilidade no seu modelo de negócio e é líder do setor na implementação de medidas de eficiência em centros comerciais. Há mais de 10 anos que utiliza energia 100% renovável em todos os seus centros comerciais, pelo que o consumo de eletricidade não produz emissões de CO2. 

Os Centros Comerciais Klépierre em Portugal compensam 100% da pegada de carbono. Para além da eficiência energética, que continua a ser um objetivo em si, a Klépierre comprometeu-se a alcançar a neutralidade carbónica nos seus centros comerciais até 2030.