4 formas de manter o cérebro saudável
Cérebro: celebrar a estimular
À medida que envelhecemos, o declínio das funções cerebrais acentua-se. No entanto, existem estratégias que permitem manter o cérebro ativo e que devemos aplicar de forma diária.
Na data em que se assinala o Dia Mundial do Cérebro (22), o Espaço Guimarães organiza algumas sugestões para garantir um cérebro o mais ativo e saudável possível.
1. PRATICAR UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL
Uma dieta equilibrada e variada – rica em vegetais e fruta, com a ingestão de muita água, pobre em sal, gorduras saturadas e açúcar – promove o bom funcionamento de todo os órgãos do corpo humano.
Para além disso, praticar um exercício físico é uma ótima forma de exercitar os músculos do corpo, evitar o stress que, de forma continuada, afeta a concentração, a memória e o rendimento intelectual, e aumentar o volume do hipocampo (zona cerebral que é a principal estimuladora da memória e cujo volume costuma diminuir com o avançar dos anos).
2.DORMIR BEM
A qualidade do sono afeta o desempenho de todo o organismo. A privação de sono estimula a fadiga mental e compromete as suas funções, como memória, criatividade, aprendizagem, resolução de problemas ou pensamento crítico.
3. ESTIMULAR
O cérebro precisa de ser exercitado, desafiado e estimulado de forma diária. Há várias opções para o fazer e o Espaço Guimarães deixa algumas sugestões:
- Aprender uma atividade nova, seja uma língua, cozinhar, floricultura ou outras;
- Aprender um instrumento musical;
- Fazer quebra-cabeças, como puzzles 2D ou 3D, palavras-cruzadas ou Sudoku;
- Jogar jogos de estratégia como Batalha Naval, Xadrez ou Catan, ou jogos sociais como Pictionary, Trivial Pursuit ou Party & Co;
- Ler livros de detetives;
- Fazer listas várias – de filmes que se gosta, de músicas que existem com determinada palavra, de museus que já se visitaram, entre outras;
4. DESLIGAR E RELAXAR
No meio de uma vida tão agitada, o stress está sempre presente, mas é importante aprender a mantê-lo sob controlo e ter momentos de relaxamento e desconexão. Crie limites às situações que geram mais tensão, como o trabalho, e aprenda a estar no momento.
A equipa Espaço Guimarães