Livros para Millenials e Geração Z
lerem nas férias
Enquanto os Millenials introduziram a tecnologia na sua vida diária, a Geração Z integra os nativos digitais, ou seja, uma população que não conhece uma realidade sem internet. Ambas são vorazes em estarem constantemente atualizadas, têm uma grande amplitude de temas que os preocupa e são mais ativos na defesa das suas causas. São informados, preocupados e, constantemente, online.
Nestas férias de verão, o Espaço Guimarães lança o desafio de saírem das plataformas digitais e mergulharem nas páginas de um livro. Formato físico ou e-book. Para descontraírem, para viverem aventuras ou para estarem mais informados, esta é uma lista com algumas sugestões:
“Beautiful World, Where are You?” de Sally Rooney, na Wook.pt
A autora relata-nos o que é ser jovem no mundo atual e todas as complexidades das relações que desenvolvemos no nosso quotidiano, permitindo ao leitor rever-se e conhecer-se simultaneamente.
“Nunca Fiques Onde Já Não Estás” de Manuel Clemente, na Wook.pt
Não é um guia com soluções milagrosas nem métodos infalíveis. É antes uma travessia pelo nosso interior, pelas questões que nos inquietam e pelos bloqueios que nos impedem de viver em paz. Uma partilha profunda e sincera que nos permite tomar consciência das mudanças que precisamos de fazer.
“Pessoas Normais” de Sally Rooney, na Wook.pt
É uma história de fascínio, amizade e amor mútuos, que acompanha a vida de um casal que tenta separar-se, mas que acaba por entender que não o consegue fazer. Mostra-nos como é complicado mudar o que somos. E, com uma sensibilidade espantosa, revela-nos o modo como aprendemos sobre sexo e poder, desejo de magoar e ser magoado, de amar e ser amado.
“Um Quarto Só Seu” de Virginia Woolf, na Wook.pt
Considerado um dos textos mais importantes do século XX, Um quarto só seu marca um momento fundador do feminismo moderno, que devolve à esfera política uma luta antiga e justa: a da igualdade.
“Uma Pequena Vida” de Hanya Yanagihara, na Wook.pt
Um romance espantoso, perturbador e profundamente comovente. Visita alguns dos lugares mais assustadores onde a ficção já se aventurou; um livro que, desafiando explicações e todas as probabilidades, emerge do lado da luz. Aconselha-se os leitores a verem os trigger warnings antes de iniciarem a leitura!
“A Amiga Genial” de Elena Ferrante, na Wook.pt
A história de um encontro entre duas crianças de um bairro popular nos arredores de Nápoles e da sua amizade adolescente. Esta obra tem o andamento de uma grande narrativa popular, densa, veloz e desconcertante, ligeira e profunda, mostrando os conflitos familiares e amorosos numa sucessão de episódios que os leitores desejariam que nunca acabasse.
“A Insustentável Leveza do Ser” de Milan Kundera, na Wook.pt
Seguramente, um dos romances míticos do século XX, uma daquelas obras raras que alteram o modo como toda uma geração encara o mundo que a rodeia. Adaptado ao cinema por Philip Kaufmann, este é um livro onde se olha, com um olhar umas vezes melancólico e conformado, outras amargo e revoltado, para o destino de um país, para o destino de um continente, para o destino de uma civilização.
“Amanhã o Sexo Voltará a Ser Bom” de Katheryne Angel, na Wook.pt
Baseando-se na ciência e na cultura popular, na pornografia e na literatura, bem como nos debates em torno do movimento #MeToo, do consentimento e do feminismo, Katherine Angel desafia os nossos pressupostos sobre o desejo das mulheres. Porque é que as mulheres precisam de saber exatamente o que desejam para estarem a salvo da violência sexual?
“Daisy Jones and The Six” de Taylor Jenkins Reid, na Wook.pt
Esta é a história dos primeiros tempos e das noites loucas, mas todos os membros da banda recordam o que aconteceu de maneira diferente. Porque nem sempre é fácil perceber onde acaba a música e começam os sentimentos.
A equipa Espaço Guimarães