AS 6 VIDAS DAS PEÇAS DE ROUPA

Quantas vezes olha para o roupeiro e pensa “Já não visto isto há séculos”? E muito provavelmente, fecha o armário de continua sem dar uso a essa e outras peças. Aproveite o mês de setembro para libertar espaço e dar uma nova vida à roupa que já não gosta, não lhe serve ou que não se identifica. O Espaço Guimarães sugere seis alternativas a ter peças guardadas à espera de serem usadas.

Trocar com amigos
É típico emprestar roupa entre amigos, porque não pode ser também fazer trocas? Junte um grupo com gostos semelhantes and let the games begin! Pode basear a troca na quantidade de peças a ser transacionadas ou no valor que cada uma tem. O importante é divertir-se e não desperdiçar uma peça que pode ser novamente adorada outra pessoa. 

Doar
Muitas pessoas dependem deste tipo de ajuda, no entanto as peças têm de estar em bom estado! Procure na sua área associações ou conhecidos que necessitem deste auxílio para terem uma novidade no seu roupeiro. 

Reciclar 
Há contentores espalhados pelas localidades e em algumas lojas que têm como finalidade reutilizar as peças em bom estado e reciclar aquelas que já têm marcas de uso bastante evidentes. Estes tecidos gastos, embora não possam ser utilizados para vestir podem ser incorporados em outros produtos, e formar novos artigos como revestimento térmico, por exemplo.

Transformar 
E aquelas peças que adoramos mas que por alguma razão nos saem do armário há várias temporadas? Pense o que gosta e não gosta na peça. Por exemplo, têm umas calças com um tecido maravilhoso, mas não assentam bem. Porque não cortar e criar uns calções? E uma camisola com um padrão super original? Em alternativa pode transformar num individual para as refeições ou numa capa protetora de livros. 

Dar a alguém 
Se um amigo ou familiar gostar de uma peça que já não lhe faz falta, não hesite em oferecê-la. Essa pessoa vai certamente estimá-la ainda mais pelo valor sentimental do presente. E ainda vai lembrar-se sempre de si que a vestir!

Vender 
Gostos não se discutem, e há sempre alguém a querer as peças que não veste há 3 anos! As opções são infinitas, pode vender em sites dedicados à compra e venda de segunda mão, através das redes sociais ou em feiras. Antes de colocar qualquer peça à venda, tenha em atenção as condições da mesma. 



A equipa Espaço Guimarães