HORTA URBANA
Onde cada a planta é uma vida que cresce tanto quando os jovens que cuidam delas
O Espaço Guimarães transformou o berço da Nação no berço da inclusão.
Neste centro, as pessoas não são clientes, mas sim uma comunidade. E uma comunidade vive da entreajuda, compreensão e apoio. Só assim crescemos juntos, enquanto indivíduos e grupo.
E a melhor forma de mostrar aos jovens da ACIP que também eles crescem com a comunidade, sem exceção, é dar-lhes a oportunidade de cuidar de outras vidas e vê-las crescer: as plantas.
O Espaço Guimarães guardou um cantinho especial para cada jovem talentoso da ACIP cultivar as suas plantas preferidas numa pequena horta e desenvolver o seu potencial. Eles semearam com esperança, cuidaram com amor e colheram uma prova viva de que a comunidade está cá para os ajudar a crescer.
Mas por mais que este pequeno gesto possa impactar o desenvolvimento, a autoestima e o sorriso destes jovens, foi o coração dos seus pais que se encheu de vida. O Espaço Guimarães convidou os pais a visitarem o jardim que os filhos criaram sozinhos, e surpreenderam-se com o resultado.
Rui Ribeiro, um dos muitos jovens da ACIP focados nesta tarefa, ficou feliz quando viu os frutos que colheu do seu trabalho. E a sua mãe, Maria, emocionou-se por ver que o seu filho tinha crescido tanto quanto as plantas que tinha cultivado.
Mais do que partilhar um espaço com estes jovens,
e partilhar o seu trabalho com os seus pais,
queremos partilhar esta história consigo.
Quando vier ao Espaço Guimarães, lembre-se que é parte de uma comunidade vimaranense inclusiva e orgulhosa de todos os seus filhos, sem exceção.